top of page
4192.jpg

Avaliação e Adequação NR12

Elaboramos relatórios de avaliação de risco e laudo  NR 12, Adequamos  sistemas para cumprimento das normas de segurança.

Desenvolvemos projeto de adequação de máquinas e equipamentos industriais às normas NR12, totalmente personalizado, por meio de análise das características e necessidades específicas de cada necessidade.

image86.jpeg
image87.jpeg
image79.png

O que é NR12?

NR-12 é um conjunto de procedimentos de segurança direcionados para a instalação, operação e manutenção de máquinas em ambientes de trabalho de forma a garantir a saúde e integridade física dos profissionais que nelas atuarão.

image88.png

Como atender a NR12?

Para atender à NR12 em sua empresa, é necessário ficar atento aos procedimentos obrigatórios voltados a esses equipamentos e maquinários, como: serviços, áreas de circulação, dispositivos de partida e parada, além da manutenção e operação corretas.

image89.jpeg
image90.png
image91.jpeg

A falta de adequação pode ocasionar em prejuízos e também a falta de segurança aos colaboradores, podendo causar acidentes que podem ser evitados, além de evitar possíveis punições a empresas que não cumprem as normas.

Empresas e indústrias que ainda possuem máquinas e equipamentos em situação irregular podem se adequar às normas regulamentadoras. Para isso, conte com a MCK que ficará responsável pela “arquitetura” e implementação dos novos projetos de máquinas, equipamentos e sistemas.

O processo de adequação à norma NR 12 envolve várias etapas, entre elas:

image92.jpeg

É preciso definir os objetivos da adequação, projetar medidas de segurança, instalar dispositivos de segurança e definir procedimentos de operação e manutenção seguros.

A adequação do maquinário pode aumentar a produtividade da empresa, e como sabemos as máquinas adequadas são mais seguras e confiáveis, o que reduz o risco de acidentes e quebras que podem interromper a produção.

Como Proceder?

A primeira etapa de adequação  NR12, deve ser uma análise preliminar do inventário de equipamentos e seus riscos, de modo a considerar os cenários mais comuns e implementar conceitos como “falha segura”, que consiste na minimização ou eliminação do risco mesmo nos casos de mau funcionamento. Ou seja, a máquina pode entrar em um modo seguro que ofereça proteção aos trabalhadores caso haja falhas de desempenho.

 

Outros aspectos importantes são os administrativos, que contemplam políticas, procedimentos e instruções de segurança do trabalho, além da disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apropriados para cada tipo de atividade.

 

A norma pode ser implementada para projetos de equipamentos novos ou em sistemas já existentes da sua empresa. Para isso, é possível contar com o auxílio de empresas especializadas, as quais fornecem orientações e auxiliam no desenvolvimento de procedimentos importantes para a adequação da norma. Por isso conte sempre com  A MCK, uma empresa com mais de 15 anos de expertise em análise e adequação.

image93.jpeg
bottom of page